domingo, 8 de dezembro de 2013

Desenvolvimento e Investimentos

O crescimento de Uberlândia impressiona muitos e é motivo de orgulho para população local. A cidade se destaca no cenário nacional por ser classificada como a 2º do Brasil em Saneamento básico e ocupar o 1º lugar no estado de Minas Gerais, e ser referência em estrutura, transporte, prestação de serviços de água, coleta e tratamento de esgoto, arquitetura e urbanismo e qualidade de vida, obtendo em 2010 um IDH (Índice de Desenvolvimento Humano) de 0,789, considerado "alto" pela ONU, e acima da média nacional e estadual, respectivamente 0,699 e 0,731.
Vista panorâmica da Zona Sul
            Tantas qualidades contribuíram para atrair investimentos dos setores público e privado para a cidade, especialmente para a Zona Sul. São muitos os exemplos de tais investimentos, entre eles destaca-se o Hospital e Maternidade Municipal de Uberlândia, que, localiza-se em tal região e contribui para a valorização dela. Outros destaques são a construção do Uberlândia Shopping, que vem num momento oportuno, tendo em vista o crescimento da cidade e desenvolvimento da Zona Sul e também a construção de um novo campus da Universidade de Uberaba (Uniube), também na região sul, que já conta com outras universidades. A região conta, ainda, com o novo campus da Universidade Federal de Uberlândia (UFU), o Glória.
Na imagem, Unitri, primeira faculdade a se instalar na Zona Sul de Uberlândia
            Muitas construtoras têm investido em Uberlândia, a El Global Construtora, por exemplo, possui diversos empreendimentos na cidade, e segundo seu diretor, Paulo Sérgio Ferreira, a região sul destaca-se pela infraestrutura já implantada e por condomínios fechados, oferece centros universitários modernos, além de estrutura comercial e lojas. Ainda segundo o diretor da El Global, a região sul é, sem dúvidas, uma das melhoras para se viver com qualidade, construir e investir em Uberlândia. A FRG Urbanismo também possui grandes empreendimentos na região sul, na construção de condomínios fechados de alto padrão.
            O presidente do Sindicato da Construção Civil do Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba (Sinduscon-TAP), Paulo Roberto Ribeiro, diz que há anos a região vem se posicionando como um setor para instalações residenciais de classes A e B e instalação de universidades, mas acredita que com a construção de casas do "Programa Minha Casa, Minha vida" e condomínios verticais a região deixará de ser, aos poucos, voltada somente às classes A e B.
Na imagem,  Hospital e Maternidade Municipal de Uberlândia
            Tendo em vista o crescimento da Zona Sul, a região deve ganhar um terminal de passageiros interligado ao Sistema Integrado de Transportes (SIT), para isso foi feito o viaduto da Av. Nicomedes, empreendimento que faz parte da nova infraestrutura viária que está sendo planejada pela Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes (Setran) para atender ao setor.


Viaduto da Av. Nicomedes Alves dos Santos sobre a Av. Rondon Pacheco


Nenhum comentário:

Postar um comentário