domingo, 2 de fevereiro de 2014

Shopping Village Altamira


              Na tarde de sexta feira (24/01/2014) as alunas, Thais Rezende e Gabriela Fonseca foram até o centro comercial Village Altamira buscando conhecer melhor o funcionamento deste shopping através de uma pequena entrevista com os proprietários ou gerentes de estabelecimentos no local.
             O Village estava muito limpo e apresenta uma organização admirável. Tomamos o cuidado de realizar a visita às 14 horas, horário de pouco movimento no local para não atrapalhar os comerciantes.
            O Village Altamira Shopping, é um pequeno shopping com 16 lojas, incluindo uma lanchonete do Subway (com drive-thru) e a pizzaria Dominos, e muitos outros. É um shoppping muito bom, ambiente agradável, fácil acesso e estacionamento gratuito.


          O centro comercial esta localizado na Av. Nicomedes Alves dos Santos , 1127 , Vigilato Pereira, Centro, Uberlândia  -  MG  . Foram realizadas entrevistas com alguns comerciantes no local e o resultado foi o seguinte:

A primeira entrevista realizada foi a de Lilian Nunes Silva, uma jovem de 27 anos, formada em Administração de Empresas e proprietária da Doceteria - Cafeteria Artesanal. Quando pedimos para realizar a entrevista ela se mostrou muito interessada e disposta, e disse se lembrar de fazer muitos projetos na faculdade de Administração e entendia que haviam dificuldades para encontrar pessoas que aceitassem ajudar com entrevistas e despender seu tempo com pesquisas universitárias. Perguntamos quem ela considerava seus consumidores alvo e ela disse que seriam pessoas que moravam na Zona Sul e também no Centro e outras regiões, uma vez que apenas a Zona Sul não apresenta mercado suficiente para garantir o funcionamento do seu negócio. Quando perguntada sobre o que levaria as pessoas a consumirem em estabelecimentos afastados do centro da cidade Lilian foi precisa em sua resposta, ela disse que o principal fator seria a comodidade, uma vez que no caso do Village Altamira encontramos um espaço aberto, agradável, com estacionamento gratuito, aconchegante e bonito, o que certamente levaria as pessoas a deixarem de consumir no Centro, onde os estacionamentos são, muitas vezes, pagos, há muita poluição e as pessoas estão envolvidas em sua rotina frenética. Ainda segundo Lilian, as pessoas precisam aprender a consumir em locais afastados do centro da cidade, uma vez que isso é, para ela, uma questão cultural, pois as pessoas acreditam que no centro se encontram uma pluralidade de estabelecimentos e serviços nos quais elas poderiam resolver o que precisam rapidamente. Perguntamos também quais as vantagens e desvantagens de ter um comércio na Zona Sul e Lilian respondeu que uma vantagem considerada importante por ela é que a concorrência para seu negócio é menor na Zona Sul, especialmente no Village, mas em contrapartida, devido à sua localização, seu estabelecimento não consegue atingir tantos seguimentos quanto conseguiria se ela estivesse em um shopping como o Uberlândia Shopping, o que é visto por Lilian como uma desvantagem. Quando perguntamos a ela sobre o que seus clientes acham do acesso ao seu comércio ela disse que eles acham fácil e que o estacionamento amplo oferecido no Village é elogiado pelos consumidores. Assim que terminamos a entrevista e estávamos agradecendo a Lilian pela ajuda um cliente, um senhor que aparentava ter por volta de 40 anos,  que tomava um café se dirige ao caixa para pagar e se reporta à nós elogiando a Doceteria pelo atendimento e pelo sabor dos produtos oferecidos, segundo ele, tudo de extrema qualidade. Agradecemos novamente e seguimos para a nossa segunda entrevista.


Nossa segunda entrevista foi com Andressa Santos do Amaral, de 26 anos, gerente da DNA natural- Bistrõ e Café, que não se mostrou muito interessada em fazer a entrevista, mas mesmo assim aceitou nos ajudar respondendo algumas rápidas perguntas. A lanchonete estava vazia e se mostrou muito limpa, seu cardápio é muito variado, com diversas opções que prometem agradar os mais diferentes públicos. Iniciamos a entrevista perguntando quem seriam os seus consumidores alvo e Andressa disse que quem costuma ir até o Village para lanchar são, em sua maioria, pessoas que moram na Zona Sul, porém eles entregam pedidos nos mais diversos bairros da cidade, por isso ela acredita que seus consumidores alvo são pessoas que buscam uma alimentação balanceada em qualquer região de Uberlândia. Quando perguntada sobre o que leva as pessoas a consumirem em estabelecimentos afastados do centro da cidade Andressa, parecendo cansada ou mesmo desinteressada, disse que muitas pessoas vão até a DNA Natural para conhecer, por ser um estabelecimento relativamente novo, e também pela praticidade oferecida pelo Village Altamira. Perguntamos sobre as vantagens e desvantagens de ter um estabelecimento localizado na Zona Sul e Andressa disse que a vantagem é que, por ser um setor em crescimento e que está sendo muito explorado ultimamente, muitas pessoas vem até o Village para conhecer a novidade e se tornam clientes, e uma desvantagem é que a localização restringe um pouco quem serão os frequentadores do estabelecimento. Perguntamos o que os clientes pensam sobre a localização e acesso ao estabelecimento e Andressa nos disse que muitos ligam perguntando como chegar ao Village Altamira, então ela e sua equipe dão alguns pontos de referência para esses clientes, e disse também que o estacionamento do Village facilita bastante o acesso ao comércio. Depois de agradecer pela entrevista seguimos para o terceiro estabelecimento comercial e último a ser estudado.
A terceira entrevista foi feita com Romel Teodoro Zóccule, de 37 anos, gerente da Quality – Lavanderia. Romel nos disse que assumiu a gerência da lavanderia a pouco tempo e se mostrou preocupado com a entrevista, pensando que talvez não seria capaz de responder a todas as perguntas, então contamos rapidamente sobre o que era nosso projeto e ele disse que tentaria responder da melhor maneira possível às perguntas. Começamos então a entrevista perguntando quem são os consumidores alvo da empresa e Romel disse que são todas as pessoas que precisem de um serviço de lavanderia, mas que a maioria de seus clientes residem na Zona Sul. Quando perguntamos sobre o que leva as pessoas a consumirem na Zona Sul de Uberlândia ele disse que facilidade de acesso, estacionamento e a comodidade de se evitar o trânsito intenso de veículos do centro da cidade são fatores que estimulam o consumo na Zona Sul, além da segurança oferecida pelo Village Altamira. Perguntamos quais seriam as vantagens e as desvantagens do estabelecimento se localizar na Zona Sul e Romel disse que só vê vantagens, uma vez que este setor da cidade está se desenvolvendo bastante e recebendo muitos investimentos. Sobre o acesso ao estabelecimento ele disse que o estacionamento amplo e gratuito recebe muitos elogios e que o acesso ao Village Altamira é fácil e rápido.


Nenhum comentário:

Postar um comentário